Deficiência Visual


Helen Keller in Her History

Unconquered
Ano: 1954Áudio: Inglês
Legendas: Portugues
Duração: 100 min.


EXCLUSIVO





Um documentário sobre a vida surpreendente de Helen Keller. Em 1882, com idade de 19 meses, ela caiu doente com o que foi denominado "febre cerebral" (agora acredita-se ser escarlatina ou meningite) que a deixou surda e cega. Este filme foi ligeiramente revisto e atualizado e mostrado na televisão em 1955 como "Helen Keller: Her Life Story"


Participação Hellen Keller pessoalmente deste documentário aos 74 anos de idade.

Bônus: Visões na Escuridão do Silêncio (Documentário)
Uma História de Luta
Going to The Mat


Ano: 2004Áudio: Português
Legendas: S/L
Duração: 96 min

País: EUA

***** NOVO *****




Jace é um garoto cego que adora desafios. Quando sua família se muda de Nova York para Utah, ele tem que encontrar um jeito de ser aceito por seus novos colegas de escola. A solução está em ingressar na equipe de luta da escola e na música.
Os Sinos de Anya
Anya's Bell


Ano: 1999Áudio: Cantônes
Legendas: Português
Duração: 97 min

País: EUA

***** NOVO *****



Emocionante história sobre uma mulher cega e um menino com dislexia. Eles encontrarão uma forma de ajudar-se mutuamente e se tornarão grandes amigos


Legendado em Português

EXCLUSIVO
Fly Me To Polaris
Xing yuan


Ano: 1999Áudio: Cantônes
Legendas: Português
Duração: 96 min

País: Hog Kong

***** NOVO *****

Surdo-cego vive num hospital quando conhece uma enfermeira e se apaixona por ela, ele morre num acidente e no céu ele recebe o direito de regressar por um curto período de tempo num outro corpo.


Legendado em português

Não foi lançado no Brasil


EXCLUSIVO
ATRÁS DAS NUVENS
Um Filme de Jorge Queiroga

Ano: 2007 Áudio: Portugues
Legendas: Portugues
Duração: 90 min
Legendas em portugues para surdos

Interpretação em Lingua Gestual Portuguesa

Audio Descrição para cegos


***** NOVO *****


Era uma vez o Paulo que vivia com a mãe e não se cansava de perguntar pelo avô, que ele nunca conheceu. Mas por muito que insistisse, a mãe queria esperar até que ele fosse crescido para lhe contar a história. Mas o Paulo era curioso. Muito Curioso. Então, um dia, de mochila às costas, resolveu partir à aventura, ao encontro deste misterioso personagem. Encontrou um avô mágico que conduzia o seu carro pelas nuvens. Neto e avô, a partir desse momento, não pararam de fazer viagens juntos, pelas nuvens, pelo passado, pela vida dos que os uniam. Uma autêntica aventura a dois, cheia de ternura e fantasia. E a Mãe? será que viveram todos felizes para sempre?


FIlme com Legendas em portugues para surdos, Interpretação em Lingua Gestual Portuguesa e Audio Descrição para cegos
Vermelho Como o Céu
(Rosso Come Il Cielo)

Ano: 2006
Áudio: Italiano
Legendas: Português
Duração: 136min

País: Itália

Um garoto apaixonado por cinema fica cego, devido a um acidente. Enviado a um instituto em Gênova, lá ele descobre um gravador e passa a criar suas próprias estórias.
Quando só o Coração Vê
(A Patch of Blue)

Ano: 1965
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 105 min
Homem negro e experiente passeia pelo parque quando encontra uma jovem linda, branca e cega. Eles ficam amigos e passam a se encontrar todos os dias. Aos poucos eles vão se tornando cada vez mais íntimos, mas a mãe da moça está convencida de que qualquer homem se interessaria pela filha apenas por sexo.
A Primeira Vista
(
At First Sight)
Ano: 1999
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 129 min
Amy (Mira Sorvino) se apaixona por Virgil (Val Kilmer), homem bonito que ficou cego acidentalmente na infância. Surge uma esperança, através de um novo tratamento experimental, e Virgil é operado com sucesso. Ele recomeçará tudo de novo, aprendendo mais uma vez a enxergar a luz do dia e, quem sabe, descobrir a força do amor.
Um Clarão nas Trevas
(Wait Until Dark)

Ano: 1967
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 107 min.
Uma boneca recheada de heroína é a razão desta trama que envolve Roat, um frio assassino psicopata, e Suzy, uma moça que ficou cega e ainda não aprendeu a viver na escuridão. Seus caminhos se cruzam em uma noite de medo e agonia, onde a escuridão é a única chance de fuga para Susy.
A Maça
(SIB)
Ano: 1998
Áudio: Persa
Legendas: Português
Duração: 86 min
Mulher cega e seu marido matêm as filhas gêmeas presas, seguindo vagos preceitos do Alcorão. As meninas são soltas, após 11 anos em cativeiro, e têm que descobrir o mundo com olhos infantis que nunca conheceram nada além de sua alcova. Filme de estréia da diretora iraniana Samira Makhmalbaf.
Janela da Alma
Ano: 2002
Áudio: Português
Legendas: s/l
Duração: 73 min.
Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade ­ se é que ela é a mesma para todos.
A Pessoa é Para o que Nasce
Ano: 2004
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 85 min.
Três irmãs cegas. Unidas por esta incomum peripécia do destino, Regina, Maria e Conceição viveram toda sua vida cantando e tocando ganzá em troca de esmolas nas cidades e feiras do Nordeste do Brasil. O filme acompanha os afazeres cotidianos destas mulheres e revela suas curiosas estratégias de sobrevivência, das quais participam parentes e vizinhos. Acompanha também, numa reviravolta inesperada, o efeito do cinema na vida destas mulheres, transformando-as em celebridades.
Luzes da Cidade
(City Ligths)

Ano: 1931
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 87 min.
A paixão de um vagabundo por uma pobre florista cega, que acredita que ele é um milionário, o motiva a tentar conseguir o dinheiro necessário da cirurgia para restaurar sua visão.
A Cor do Paraíso(Ranghe Khoda)
Ano: 1999
Áudio: Árabe
Legendas: Português
Duração: 86 min.
Este é um dos mais bonitos e emocionantes filmes dos últimos tempos. Uma produção iraniana que recebeu muitos prêmios mundo afora. A Cor do Paraíso narra a comovente história de Mohammad, um menino cego que mora numa escola para deficientes visuais e que, nas férias, volta para seu vilarejo nas montanhas, onde convive com as irmãs e sua adorada avó. O pai, que é viúvo, se prepara para casar novamente. Mohammad é um garoto muito vivo, que tem uma enorme sensibilidade. Seu jeito simples de "ver o mundo" é uma lição de vida.
A Vida Secreta das Palavras
(
La Vida Secreta de las Palabras)
Ano: 2005
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 115 min.
Hannah (Sarah Polley) tem 30 anos, é introvertida, solitária, misteriosa e trabalha numa indústria têxtil. Ela vai passar as férias num pequeno povoado costeiro, em frente a uma plataforma petrolífera. Um incidente faz com que ela permaneça alguns dias na plataforma cuidando de Josef (Tim Robbins), que sofreu uma série de queimaduras que o deixaram cego temporariamente. Com ele trabalham vários outros homens, cada um com uma personalidade marcante.
Blink – Num Piscar de Olhos
(Blink)
Ano: 1994
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 106 min.
Mulher que é cega há mais de 20 anos consegue, com um novo tipo de operação, ir recuperando parcialmente a visão - mesmo que tenha "alucinações retroativas". Ela acha que viu um crime, mas não pode ter certeza. Enquanto a mulher tenta convencer a polícia, sua vida passa a correr grande perigo.
Dançando no Escuro
(Dancer in The Dark)
Ano: 2000
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 140 min.
Selma Jezkova (Björk) é uma mãe solteira portadora de uma doença hereditária na visão. Tentando impedir que seu filho fique cego como ela está ficando, Selma trabalha o máximo que pode para economizar e pagar sua operação. Só que quando um vizinho amigo passa por problemas financeiros e a rouba, têm-se início uma série de trágicos acontecimento que mudarão para sempre os rumos de sua vida.
Além dos Meus Olhos
(Eye On The Sparrow)

Ano: 1987
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 94 min.
Após alguns anos de casados, James e Ethel, que são cegos descobrem que não podem ter filhos. Quando decidem adotar uma criança, eles têm que enfrentar uma série de barreiras legais - e provar que são capazes de cuidar de alguém.
O Milagre de Anne Sullivan
(The Miracle worker)
Com Patty Duke, Anna Brancroft
Ano: 1962 Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 106 min.
O filme narra a história real da incansável Anne Sullivan (Anne Bancroft), uma dedicada e corajosa professora, que com métodos nada usuais entra em confronto direto com os pais de Helen Keller (Patty Duke) uma garota cega, surda e muda, ao tentar fazer com que se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Os pais sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança. A garota que tinha enormes dificuldades em comunicar-se com o mundo, ficara cega subitamente, ainda bebê, devido a escarlatina. Não tendo como se comunicar, tornou-se violenta e selvagem. Aos 7 anos ocorre o encontro entre Hellen e Ann. Nada é fácil. É preciso trabalhar o que nunca foi feito antes: a comunicação entre professora e aluna (e entre aluna e mundo) é algo quase inexistente. Filme em P&B, vencedor de 2 oscars.
Amy – Uma Vida Pelas Crianças (Amy)
Ano: 1981 Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 100 min.
No início do século, uma mulher rica e infeliz descobre um novo sentido para sua vida. Ela abandona o marido prepotente e se dedica a ensinar crianças surdas a falar. Filmado numa escola para deficientes (surdos e cegos), com a participação dos próprios alunos.

Terra de Silencio e Escuridão( Land des Schweigens und der Dunkelheit)

Ano: 1971Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 85 min
Esforço do surdo cego em compreender e aceitar um mundo de que são isolados quase completamente
**** Documentário ****
BLACKAno: 2005Áudio: Hindi
Legendas: Português
Duração: 122 min.
Diretora: Sanjay Leela Bhansali – Índia
O filme narra a história de uma jovem cega e surda. Por sua deficiência,
é uma garota confusa, triste e violenta. Vive, assim, a escuridão. Até que conhece uma professora que irá guiá-la a um outro universo. A jovem então encontrará o caminho da luz.
**** Inspirado na vida de Helen Keller ****
Cegos, Surdos e Loucos
(See No Evil, Hear No Evil)


Ano: 1989
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 103 min.
Ocorreu um crime! O cara cego não pode vê-lo e o cara surdo não pode ouví-lo! Mas agora os dois são procurados pelo crime, nesta comédia maluca de matar (Cegos, Surdos e Loucos) que reúne o duo ultrajante de comediantes Richard Pryor e Gene Wilder (Loucos de Dar Nó). Uma hilariante caçada começa enquanto Wally e Dave fazem de tudo para levar o Departamento de Polícia de Nova Iorque até os verdadeiros culpados - a malvada e linda Eve (Joan Severance - Escorpião Negro) e seu comparsa de sangue frio, Kirgo (Kevin Spacey - Beleza Americana).
Perfume de Mulher(Scent of a Woman)
Ano: 1992
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 152 min.
País: EUA


Em busca de realizar um antigo sonho, um militar cego contrata um jovem e inexperiente estudante para ajudá-lo a passar um fim de semana em grande estilo. Com Al Pacino, Chris O'Donnell e Phillip Seymour Hoffman. Vencedor do Oscar de Melhor Ator.
Jennifer 8 - A Próxima Vítima
(Jennifer 8)
Ano: 1992
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 127 min.
Em uma localidade da Califórnia John Berlin (Andy Garcia), um detetive de Los Angeles, investiga uma série de brutais assassinatos usando uma tese rejeitada por seus colegas. Ele acaba se envolvendo com Helena Robertson (Uma Thurman), uma testemunha cega que pode ser a próxima vítima do assassino.
Ensaio Sobre a Cegueira
(Blindness)
Ano: 2008
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 120 min.
Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de "cegueira branca", já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida.