segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Comédias românticas


 



No dia 12 de junho é comemorado o dia dos namorados. Para não perder a deixa, resolvi listar no blog as melhores comédias românticas desta década. Nos próximos dias, comentarei as historinhas feitas de 2000 para cá que fizeram os apreciadores de uma boa comédia mais felizes. Começo neste post a lista de filmes para quem quer rir e sonhar com um amor.

Um Grande Garoto (2002)

Hugh Grant fazendo o papel de um bom-vivant que só quer saber de comer mulheres e é transformado em um homem apaixonado por uma delas, graças à sua aproximação com um garoto, que finge ser o seu filho para impressioná-la, não parece a sinopse mais atraente de um filme. Porém, quando essa história é baseada em um livro de Nick Hornby, a mãe do garoto é uma maníaco-depressiva Toni Collette e o objeto de desejo de Will (personagem de Grant) é a bela Rachel Weisz, as coisas mudam de figura. Um Grande Garoto é um dos filmes mais bonitos dos últimos anos e essa versão de “Killing Me Softly”, dos Fugees, feita por Grant e Nicholas Hoult (o garoto Marcus), é de cortar o coração.

O Virgem de 40 Anos (2005)
Judd Apatow é o maior criador de comédias românticas desta década e O Virgem de 40 Anos, a sua primeira, é uma das melhores. A história do quarentão que ainda não passou pela primeira experiência sexual é tão surreal e divertida quanto sublime e tocante. Steve Carell é Andy, o tal sujeito que não perdeu a virgindade. Um dos melhores e mais engraçados papéis na carreira do comediante. O filme também conta com um elenco de apoio sensacional: Catherine Keener, como a paixão do virgem, e Seth Rogen, Paul Rudd, Romany Malco e Jane Lynch, nos papéis dos colegas de trabalho de Andy, sempre dispostos a tirar sarro, mas também a ajudá-lo.

Mais Estranho Que a Ficção (2006)

Will Ferrell é, sem dúvida, um dos melhores comediantes dos últimos dez anos. Em Mais Estranho Que a Ficção deixou um pouco de lado o seu humor mais pastelão para encarnar um homem do governo, que vive a cobrar o imposto de renda dos atrasados. Uma padeira metida à anarquista (Maggie Gyllenhaal) começa a dar trabalho para o burocrata, que rapidamente acaba se apaixonando por ela. A cena em que ele dá de presente vários sacos de farinha para a fazedora de pãezinhos é belíssima, uma verdadeira pérola em um filme cheio de bons momentos. A trilha sonora do Spoon também é incrível e combina perfeitamente com o clima despretensioso do longa.
E lá vai mais:
Creio que as comedias românticas são realmente insuperáveis, apesar de muitas vezes serem até repetitivas sempre nos deixam com um gostinho de quero mais. São excelentes companheiras em momentos em que tudo que queremos é sonhar, deixar nossos corações mais leves, rir, às vezes até chorar com suas cenas mais memoráveis.
Quem não tem uma cena inesquecível de uma comedia romântica para contar?
Para vocês que assim como eu que adoram esse estilo de filme, deixo uma lista com as 21 comedias românticas que você não pode perder:
1) Letra e Musica
(Music and Lyrics) compre o DVD
2) O melhor amigo da noiva
(Made of Honor) compre o DVD
3) Se Eu Fosse Você 1
(brasileiro) compre o DVD
4) Se Eu Fosse Você 2
(brasileiro) Compre o DVD
5) Divã
(brasileiro) compre o DVD
6) E Se Fosse Verdade
(Just Like Heaven) compre o Livro
7) Crepúsculo
(Twilight) compre o DVD
8 ) Juno
9) Alguém Tem Que Ceder
(Something’s Gotta Give) compre o DVD
10) Dois é Bom, Três é Demais
(You, Me and Dupree) compre o DVD
11) Separados Pelo Casamento
(The Break-Up) compre o DVD
12) O Som do Coração
(August Rush) compre o DVD
13) Noivas em Guerra
(Bride Wars) compre o DVD
14) Ressaca de Amor
(Forgetting Sarah Marshal) compre o DVD
15) Quem Quer Ser um Milionário?
(Slumdog Millionaire) compre o DVD
17) My sassy girl
18) Sem Reservas
(No Reservations) compre o DVD
19) Sex and The City o Filme

20) Para Sempre Cinderela
(Even After) compre o DVD
21) O Que Acontece em (Las) Vegas
(What happens in Vegas) compre o DVD
Lembra desses?
Harry e Sally – Feitos um para o Outro (When Harry Mets Sally), de Rob Reiner
Harry e Sally - Feitos um Para o OutroHarry (Billy Crystal) e Sally (Meg Ryan) se conhecem em uma viagem depois da formatura para Nova York, onde querem começar suas vidas profissionais. De cara, os dois não se dão bem e vivem implicando um com o outro, mas continuam se encontrando esporadicamente e acabam se apaixonando.
Não há como falar de Harry e Sally e não lembrar da famosa cena da lanchonete, quando ela mostra que uma mulher pode sim fingir um orgasmo.
Uma Linda Mulher (Pretty Woman), de Gary Marshall
Uma Linda MulherBem ao estilo Gata Borralheira, Vivian (Julia Roberts) é uma prostituta das ruas da Broadway e, por sorte, o empresário ricaço Edward (Richard Gere) escolhe a moça para perguntar o caminho para um hotel do lugar. Ela acaba o levando até lá e os dois passam a noite juntos. Depois ele decide contratá-la como acompanhante por uma semana e os dois se envolvem mais do que o esperado.
Greencard – Passaporte para o Amor (Greencard), de Peter Weir
Green Card - Passaporte Para o AmorGeorges (Gérard Depardieu) é um compositor francês que sonha em conseguir um green card para continuar nos Estados Unidos. Brontë (Andie MacDowell) quer alugar um apartamento maravilhosos, mas não pode fazê-lo se for solteira. Se os dois se casassem, os problemas estariam resolvidos, então por que não?
O que era só uma questão legal, acaba virando paixão.


Sintonia de Amor (Sleepless in Seatle), de Nora Ephron
Sintonia de AmorJonah (Ross Malinger) está muito preocupado com seu pai Sam (Tom Hanks), que nunca conseguiu se recuperar da morte da esposa e, para ajudá-lo, resolve ligar para um programa de rádio. Annie (Meg Ryan), que acabou de ficar noiva de Walter (Bill Pullman), escuta o programa e se encanta com o modo como Sam fala de sua esposa.
Sem tirá-lo da cabeça, ela resolve conhecê-lo e marca um encontro no Empire State Building, antiga referência ao clássico melodrama Tarde Demais para Esquecer, citado várias vezes no filme.
Enquanto Você Dormia (While You Were Sleeping), de Jon Turteltaub
Enquanto Você DormiaLucy (Sandra Bullock) é uma solitária atendente de metrô que se apaixona, de dentro da cabine, por Peter (Peter Gallagher) dos usuários de sua estação. Depois de um desmaio no local, ele entra em coma e precisa ser internado. Para acompanhar a internação Lucy diz ser sua noiva e acaba se envolvendo com a família do enfermo e, em especial, com o seu encantador irmão Jack (Bill Pullman).
Melhor é Impossivel (As Good as It Gets), de James L. Brooks
Melhor é ImpossivelMelvin (Jack Nicholson) é um escritor grosseiro e mal-humorado que ocupa seu tempo com implicâncias e ironias a todos os que o cercam. Até que começa a conviver com Carol (Helen Hunt), uma garçonete mãe solteira, que lida sozinha com a grave asma do filho, e com Simon (Greg Kinnear), seu vizinho gay.
Claro que muitas outras comédias românticas mereciam estar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário