quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Como Escrever um Roteiro de Documentário Histórico



 
O artigo de hoje tem o mesmo título do post, e foi escrito pelo usuário Zenobia2000 para o site eHow. Eis a tradução dele:
Se você é do tipo de pessoa que ama ver a história voltar à vida, este deve ser o trabalho certo para você. Por favor, note que estas diretrizes são para escrever as reconstituições históricas para um programa de uma hora, que é dividido em cinco atos. Você também deveria estar preparado para repetir a maioria dos passos abaixo (também conhecidos como revisão) enquanto trabalha com a sua companhia produtora para produzir um documentário histórico informativo e excitante.
Coisas de Que Você Precisará:
- Livros sobre o período histórico.
- Uma companhia produtora com quem trabalhar.
Instruções:
1- Faça pesquisa. Durante esta fase você não só irá anotar os maiores acontecimentos e os temas que surgirem, mas também irá começar a estreitar o seu foco. Isto significa decidir qual período de tempo o seu roteiro irá cobrir, quais os maiores acontecimentos que serão incluídos e quem serão os seus personagens principais.
2- Crie um resumo. Isto não é uma linha do tempo, apesar de que você pode se basear em uma. Ao invés disso, é o lugar onde você irá traçar o arco de sua história e começar a organizá-la em cenas imaginadas, e dividir estas cenas em atos. Escreva uma ou duas linhas descrevendo onde se passará a cena, o que acontecerá, e qual será o objetivo geral da cena.
3- Escreva um tratamento. Para cada cena de seu documentário histórico, escreva uma descrição mais completa dos cenários e da ação. Então escreva um par de frases descrevendo o que o narrador e os estudiosos dirão sobre a cena. É nesta fase que você irá querer avaliar o quadro geral. O espectador tem um ou vários personagens com quem se importar? O roteiro está com um ritmo bom? Surgiram alguns temas?
4- Escreva perguntas para entrevistar especialistas. Dê uma olhada no seu tratamento para determinar sobre o que você quer que os especialistas falem. Escreva perguntas de entrevista que irão levar a estas respostas. Assegure-se de que as suas perguntas sejam de certo modo amplas o suficiente para que o especialista tenha a chance de dar uma resposta elaborada. Você poderá conseguir informações que irão levá-lo a mudar certas cenas ou ideias.
5- Escreva uma versão do roteiro para filmagem. (N.T.: Acredito que uma versão final padrão de roteiro seja melhor, mas sempre pode-se escrever juntamente com o diretor uma versão para filmagem). É este roteiro que o seu diretor irá usar para filmar as cenas de reconstituições históricas. Isto significa que você precisa assegurar-se de que as suas descrições de cena sejam tão detalhadas, acuradas, variadas e excitantes quanto possível. Você irá agora escrever a narração definitiva, inserir pedaços de entrevistas com especialistas, e determinar a duração de cada cena e de cada ato.
6- Procure por obras de arte. Apesar dos documentários de reconstituições históricas se basearem principalmente em cenas filmadas, você também pode ter a oportunidade de trabalhar com algumas imagens de edifícios, de figuras históricas, de obras de arte da época ou de obras que representem a época. Você precisará pesquisar bancos de dados de arte histórica e trabalhar com os seus produtores para determinar como comprar os direitos de uso destas obras de arte.
7- Escreva o roteiro de edição (N.T.: Novamente, esta versão do roteiro deve ser escrita em conjunto com o diretor e o editor). A última fase do processo envolve escrever para o filme, o que significa que você irá ver as cenas filmadas definitivas (que nem sempre combinam com as suas descrições de cenas originais) e então você irá reescrever a narração (e, possivelmente, reorganizar os trechos de entrevistas com os especialistas) para combinar com a filmagem.
Dicas e Avisos:
Termine cada ato com o melhor gancho possível.
Lembre-se de que o seu roteiro provavelmente irá incluir mapas — insira-os nas cenas com descrições e narração.
Assegure-se de perguntar quais foram as lições aprendidas com este período ou figura histórica. Isto lhe ajudará a desenvolver o foco temático.
Durante a fase de pesquisa você deveria procurar por pistas sobre o que as pessoas da época comiam, vestiam, faziam em seu tempo livre, em que tipo de casas elas viviam, como elas se deslocavam, e assim por diante. Estes detalhes irão se mostrar inestimáveis quando você for escrever as cenas.
Não tente cobrir coisas demais. Você precisará simplificar a sua história ou se arriscará a confundir o seu público.
Nem sempre os historiadores concordam uns com os outros, o que significa que você tem a responsabilidade de consultar múltiplas fontes para determinar qual é o consenso geral. Isto também significa que você terá alguma liberdade de escolher a versão da História que seja a mais excitante e que se encaixe melhor no arco de sua história.
Boa escrita para você hoje! Com muita inspiração!!

Rodando Um Documentário de Curta-Metragem

 
O artigo de hoje chama-se Como Filmar Um Documentário de Curta-Metragem,
Documentários são populares. Eles são vistos todos os dias, desde filmes como Sicko – $.O.$. Saúde (2007) e Super Size Me – A Dieta do Palhaço (2004), a programas de televisão como Biography e o Anna Nicole Show. Se você tem um desejo de fazer o seu próprio documentário, siga estes passos para se pôr na direção certa:
Instruções:
1- A primeira coisa que você precisa fazer é escolher um assunto para o seu documentário. Pode ser praticamente qualquer coisa, de família e amigos a completos estranhos. Assista a documentários para ver como a coisa mais simples pode ser interessante. Fique atento também a outras coisas que estejam acontecendo quando você estiver gravando. O seu tema pode mudar completamente, dependendo do que você tiver filmado.
Tentativa malsucedida de impressionar
2- A chave para se fazer um documentário de sucesso é ter toneladas de material filmado e editá-lo com apenas os melhores e mais divertidos momentos. Por causa disso, equipamento é um dos fatores mais importantes aqui.
3- Você deveria ter múltiplas câmeras e múltiplos membros de equipe, se possível. Com cada câmera, deveria haver umas 4 ou 5 baterias e um suprimento externo de energia para um dia inteiro de filmagens.
4- Tripés são necessários apenas para segmentos de entrevista. Eles podem ser irritantes, ou volumosos demais para uma gravação normal.
5- Se você planeja ter muitos membros em sua equipe, pense em um para ser o operador de microfone girafa (boom mic operator). Deste modo, você irá conseguir conversas com um som ótimo, eliminando o barulho de fundo, e será capaz de ouvir qualquer pessoa que não esteja com um microfone.
Operadores de microfone girafa no estúdio e em locação externa
“Não é fácil segurar uma girafa sem deixá-la abaixar. Encontre um operador experiente.”
6- Com todo o equipamento em mãos, você agora já está pronto para rodar o seu documentário. Tente gravar tão seriamente quanto possível, sem ficar no caminho de ninguém, e agindo como se você nem estivesse lá.
7- Se alguma coisa controversa estiver acontecendo, ou se algumas pessoas estiverem chateadas por você estar filmando, não pare até se sentir inseguro. Mantenha a câmera rodando o máximo possível; você pode acabar descobrindo as suas cenas mais divertidas durante a pós-produção.
8- Uma prática comum na área de documentários é fazer entrevistas e seguir persistentemente certas pessoas-chave durante determinados acontecimentos. Faça isso frequentemente, de modo a pegar o primeiro pensamento das pessoas, antes que elas tenham tempo o suficiente para refletir, e possivelmente mudar as suas respostas.
9- Uma vez que toda o seu material filmado esteja reunido, é hora de editá-lo — um dos mais longos e mais difíceis processos. Durante a produção, tome notas das cenas-chave para que você possa rapidamente encontrá-las, evitando assim horas de procura entre as fitas. Se o seu assunto for interessante o suficiente, você não precisará fazer uma edição complicada, e o seu documentário irá tomar forma por si mesmo.
É isso por hoje. Ainda tenho muitos artigos sobre escrever e produzir documentários, vou traduzi-los aos poucos nas próximas semanas. Uma boa escrita para você hoje e inté!

Nenhum comentário:

Postar um comentário