sábado, 26 de novembro de 2011

Educação em série

PESSOAL, VAMOS CURTIR UM CINEMINHA EM CASA ESTE FIM DE SEMANA. SEGUE ABAIXO DICAS DE ALGUNS FILMES EDUCATIVOS ÓTIMOS PARA VOCÊS EDUCADORES, EU INDICO.

ESCOLA DA VIDA

Sinopse:
Há um novo professor na cidade e ele está fazendo um verdadeiro furação na Fallbrock Midlle School. Ele é atraente. Ele é legal. Ele é informal. (Ele não apenas ensina a Guerra Civil, ele a reencena). Os alunos amam o sr. D (Ryan Reynolds). Os professores o admiram...exceto Matt Warner (David Paymer), o ansioso professor de Biologia que sonha em ganhar o prêmio de professor do ano. O pai de Warner, Stormim´Norman (John Astin), foi o professor do ano durante 43 anos e agora Matt está determinado a fazer deste o seu ano. Mas com o sr. D em cena, Warner vê sua chance escapar. Ele simplesmente não pode competir com quem o seu próprio filho admira. Mas existe um segredo que pode mudar o jogoe ensinar a todos uma lição da qual nunca esquecerão.


A VOZ DO CORAÇÃO



Sinopse:
Um dos maiores sucessos do cinema francês ? dentro e fora da França - nos últimos anos, A Voz do Coração é um filme feito sob medida para ser sucesso de público, arrancar tanto lágrimas quanto prêmios. E é exatamente isto que ele consegue. Na década de 40, Clément Mathieu (Gérard Jugnot, de Herói por Acaso) vai trabalhar num internato destinado a menores infratores ou órfãos de guerra. Sua grande paixão é a música, e ele irá utilizá-la para colocar ordem na escola e educar os garotos. O mais influenciado por ele será Pierre Morhange (Jean-Baptiste Maunier), um menino de voz angelical que tem tudo para seguir carreira na música erudita. Mathieu irá se apaixonar pela mãe do menino, o que só lhe trará problemas e ameaçará sua permanência na instituição. Na França, A Voz do Coração chegou a bater a bilheteria de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, o CD com a trilha sonora vendeu feito água e houve uma grande procura por coros infantis.

ESCRITORES DA LIBERDADE


No filme, a professora Erin assume uma turma de alunos problemáticos de uma escola que não está nem um pouco disposta a investir ou mesmo acreditar naqueles garotos.

No começo a relação da professora com os alunos não é muito boa. A professora é vista como representante do domínio dos brancos nos Estados Unidos. Suas iniciativas para conseguir quebrar as barreiras encontradas na sala de aula vão aos poucos resultando em frustações.
Apesar de muitas vezes apresentar desânimos nas chances de um resultado positivo no trabalho com aquele grupo, Elen não desiste, levanta a cabeça e segue em frente.
Mesmo não contando com o apoio da direção da escola e das demais professoras, ela acredita que há possibilidades de superar as mazelas sociais e étnicas ali existentes. Para isso cria um projeto de leitura e escrita, iniciada com o livro " O diário de Anne Frank" em que os alunos poderão registrar em cadernos personalizados o que quiserem sobre suas vidas.
Ao criar um elo de contato com o mundo Eren fornece aos alunos um elemento real de comunicação que permite ao mesmo se libertarem de seus medos, anseios, aflições e inseguranças.
Eren consegue mostrar aos alunos que os impedimentos e situações de exclusão e preconceito podem afetar a todos independente da cor, da pele, da origem étnica, da religião etc.

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

Sinopse:

Em 1959, John Keating (Williams) volta ao tradicionalíssimo internato Welton Academy, onde foi um aluno brilhante, para ser o novo professor de Inglês. No ambiente soturno da respeitada escola, Keating torna-se uma figura polêmica e mal vista, pois acende nos alunos a paixão pela poesia e pela arte e a rebeldia contra as convenções sociais. Os estudantes, empolgados, ressuscitam a Sociedade dos Poetas Mortos, fundada por Keating em seu tempo de colegial e dedicada ao culto da poesia, do mistério e da amizade. A tensão entre disciplina e liberdade vai aumentando, os pais dos alunos são contra os novos ideais que seus filhos descobriram, e o conflito leva à tragédia. Indicado a quatro Oscars, tendo ganho o de melhor roteiro original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário