quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Falha nossa


O HOMEM DUPLO
KEANU REEVES


Num futuro próximo, a guerra do governo norte-americano contra as drogas se juntou à guerra ao terror.
Numa sociedade cada vez mais policiada foi desenvolvido um novo sistema de disfarce, sob o qual trabalha o policial Bob Arctor (Keanu Reeves).
Enquanto investiga seus amigos mais próximos, ele acaba recebendo ordens para investigar sua própria vida e embarca num estranho pesadelo, no qual identidades e lealdade não parecem mais ter um sentido claro.
Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Richard Linklater
Escritor: Richard Linklater

Baseado no livro de Philip K. Dick
Gênero: Ficção / Policial
Site Oficial: http://wip.warnerbros.com/ascannerdarkly
Warner Bros.

Título Original: A Scanner Darkly
Tempo: 100 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2006 - USA

Recomendação: 16 anos
ELENCO
Keanu Reeves .... Robert Arctor / Fred
Robert Downey Jr. .... James Barris
Woody Harrelson .... Ernie Luckman
Rory Cochrane .... Charles Freck
Winona Ryder .... Donna / Audrey
Melody Chase .... Esposa de Bob
Marco Perella .... Donald
Steven Chester Prince .... Policial
Sean Allen .... voz
Cliff Haby .... voz

FICHA TÉCNICA
Produção .... Tommy Pallotta
Produção .... Jonah Smith
Produção .... Erwin Stoff
Produção .... Anne Walker-McBay
Produção .... Palmer West
Música .... Graham Reynolds
Fotografia .... Shane F. Kelly
Desenho de Produção .... Bruce Curtis
Figurino .... Kari Perkins
Edição .... Sandra Adair
PRODUTORAS
Warner Independent Pictures
Thousand Words
3 Art Entertainment
Detour Filmproduction
Section Eight Ltd.
DISTRIBUIDORA
Warner Bros.

ERROS
ABSURDO: 1. Aos nove minutos aproximadamente, Robert Arctor está dando uma palestra. Ele se perde no discurso e depois o retoma. Quando retoma ele se afasta do seu apoio, mas depois do corte para a tomada frontal, ele está de volta apoiado com as duas mãos. [CONFERIR O ERRO]
ABSURDO: 2. Robert Arctor sai da delegacia, pega um celular novo e disca para Donna. Enquanto o sistema tenta rastrear sua ligação, a imagem do monitor mostra Bob segurando o telefone ao mesmo tempo com a mão direita e com a mão esquerda, o que seria impossível. Logo depois a imagem mostra ele segurando com a mesma mão. [SE VOCÊ É UM FÃ DE CARTEIRINHA ASSINANTE PODE CONFERIR AS IMAGENS E O EXATO MOMENTO EM QUE ESSE ERRO ACONTECE]
ABSURDO: 3. Vemos James no restaurante. Enquanto a câmera se aproxima, o seu prato aparece e ele tem apenas um sanduíche e fritas, mas depois do corte vemos vários legumes também. [SE VOCÊ É UM FÃ DE CARTEIRINHA ASSINANTE PODE CONFERIR AS IMAGENS E O EXATO MOMENTO EM QUE ESSE ERRO ACONTECE]
ABSURDO: 4. Ainda no restaurante, vemos que atrás de James existe um porta cardápio que está vazio, mas nas outras tomadas de ângulos diferentes, o cardápio está no lugar. Isso acontece durante toda a tomada. [SE VOCÊ É UM FÃ DE CARTEIRINHA ASSINANTE PODE CONFERIR AS IMAGENS E O EXATO MOMENTO EM QUE ESSE ERRO ACONTECE]
5. Aos 19 minutos aproximadamente quando Robert está na sala de Hank conversando com ele, existe uma caneca na frente de Robert nas tomadas que o focaliza de frente, mas nas tomadas de Hank a caneca não aparece. Vemos uma outra, mas é a de Hank e não a de Robert.
6. Se Robert é um policial disfarçado, e inclusive para fazer os exames psicológicos eles o conhecem, então Hank deveria saber que Robert é um policial, mesmo ele usando outro nome, e não desconfiar dele como suspeito. Mesmo Hank dizendo que só poderia saber quem Robert é se recorresse aos seus superiores, não faz sentido um policial estra trabalhando e seu superior não saber.
7. Ainda durante a cena da conversa de Robert com Hank, a caneta na frente de Hank muda de lugar a cada tomada. Ora em cima da mesa, ora em cima dos papeis.
ABSURDO: 8. Quando James entra em casa com a bicicleta, ele levanta a roda da frente da bicicleta segurando com uma mão no guidão e outra no quadro, mas depois do corte as duas mãos estão no guidão. [SE VOCÊ É UM FÃ DE CARTEIRINHA ASSINANTE PODE CONFERIR AS IMAGENS E O EXATO MOMENTO EM QUE ESSE ERRO ACONTECE]
ABSURDO: 9. Quando Ernie pega a bicicleta, ele a segura com a mão direita na roda entre os aros, mas depois do corte ele está segurando diferente. Agora ele a segura com a mão direita em baixo e a esquerda em cima. [SE VOCÊ É UM FÃ DE CARTEIRINHA ASSINANTE PODE CONFERIR AS IMAGENS E O EXATO MOMENTO EM QUE ESSE ERRO ACONTECE]
10. Aos 27 minutos aproximadamente o cartão com a imagem do cachorro que estava na frente de Robert desaparece.
11. Logo depois o cartão com a imagem da pirâmide também desaparece da mesa.
12. Depois de sair da primeira seção de teste psicológicos, Robert vai até a sala de Hank, mas quando entra Hank o chama de Fred. Como Hank poderia saber que ele é Fred com aquela roupa? Isso seria impossível.
13. Quando o carro estraga na auto-estrada e está quase parando, vemos que á frente existe um acesso do lado direito, mas quando o carro pára, não existe mais nada, apenas a estrada sem nenhum acesso.
14. Aos 39 minutos aproximadamente vemos o caminhão reboque levando o carro de Robert que estragou na auto-estrada. O problema é que o carro de Robert está ao contrário em cima do reboque. Para o carro estar naquela posição o reboque teria que ter virado de ré na auto estrada e rebocado o carro de Robert, e isso seria bastante improvável numa pista de alta velocidade onde eles estavam.
15. Dentro do caminhão reboque enquanto conversam, podemos ver que o cenário muda constantemente entre os cortes. Em um certo momento eles estão passando em baixo de vários viadutos, na tomada de um deles, mas depois do corte para a tomada de outro não existe nenhum viaduto atrás deles, e assim por diante.
16. Aos 54 minutos aproximadamente quando Robert está assistindo as gravações dele e de seus dois amigos conversando em casa, Robert aparece nas gravações com uma calça azul em uma das câmeras e cinza em outra.
17. Aproximadamente em 1 hora e 2 minutos de filme vemos Donna no seu carro conversível com Robert, mas o seu cabelo não se mexe como deveria com o vento que está batendo nele naquela velocidade. Esse tipo de erro se repete quando Donna está levando Robert da delegacia mais tarde.
18. Em 1 hora e 5 minutos, Donna briga com Robert e ele sai. Ela vai atrás dele descalça, mas quando desce as escadas ela aparece usando uma sandália.
19. Em 1 hora e 8 minutos quando Robert leva a garota até sua casa, ela se deita colocando a mão esquerda na calça, depois do corte a posição das mão está diferente, a esquerda está perto do peito e a direita que estava perto da cabeça está agora na barriga.
20. Novo corte a mão direita está atrás da cabeça.
ABSURDO: 21. Robert acorda e em vez de ver a loira deitada ao seu lado ele vê Donna. Então ele se debruça sobre ela. Nesse momento ele está usando uma bermuda azul. Mais tarde quando ele está assistindo a gravação, ele aparece pelado, sem a bermuda azul. [SE VOCÊ É UM FÃ DE CARTEIRINHA ASSINANTE PODE CONFERIR AS IMAGENS E O EXATO MOMENTO EM QUE ESSE ERRO ACONTECE]
22. Quando Robert coloca a imagem de Connie e Donna no aparelho para fazer a comparação, vemos que quando a imagem muda de uma para a outra o colar delas também muda. Isso não poderia acontecer já que ele está tendo apenas uma ilusão causada pela substância D, então apenas a imagem da garota deveria mudar e não o colar dela.
23. Quando Hank está falando com Donna ao telefone, ele não menciona que Bob está na delegacia, mas depois ele diz que Donna vem buscá-lo em 5 minutos na frente da delegacia. Bob nem desconfia disso.
24. 1 hora e 31 minutos quando Donna aparece no restaurante com o nome de Audrey, os seus brincos aparecem e desaparecem de sua orelha entre as tomadas.


TERROR NA ANTÁRTIDAKATE BECKINSALE
Na Antártida ocorre um dos fenômenos metereológicos mais mortais do mundo: o "whiteout", ou escuridão branca.
O local não trará saudades a Carrie Stetko (Kate Beckinsale), a única agente da estação de pesquisa Amundsen-Scott.
Sem ter o que fazer, Carrie deixará a estação dentro de três dias.
Sua intenção é jamais voltar ao continente gelado e, assim que chegar ao seu país, entregar o distintivo e iniciar vida nova.
Até que surge sobre o gelo um cadáver. Abatido de forma bizarra e a quilômetros do acampamento, trata-se do primeiro caso de homicídio da Antártida.
Contando com a ajuda do agente especial Robert Pryce (Gabriel Macht), Carrie começa a investigar o caso.
Só que a descoberta de um segredo oculto há 60 anos faz com que Carrie torne-se o novo alvo.
Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Dominic Sena
Escritores: Chad Reyes, Carey Hayes, Erich Hoeber & Jon Hoeber

Baseado em graphic novel de Greg Rucka
Gênero: Suspense / Policial
Site Oficial: http://www.terrornaantartida.com.br
Warner Bros. Pictures

Título Original: Whiteout
Tempo: 101 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2009 - USA / Canadá - Lançamento dia
02 de setembro de 2009
Recomendação: 14 anos
ELENCO
Kate Beckinsale .... Carrie Stetko
Gabriel Macht .... Robert Pryce
Tom Skeritt .... Dr. John Fury
Columbus Short .... Delfy
Alex O'Loughlin .... Russell Haden
Shawn Doyle .... Sam Murphy
Joel S. Keller .... Jack
Jesse Todd .... Rubin
Arthur Holden .... McGuire
Erin Hickock .... Rhonda
FICHA TÉCNICA
Produção .... Susan Downey
Produção .... David Gambino
Produção .... Joel Silver
Música .... John Frizzell
Fotografia .... Christopher Soos
Direção de arte .... Gilles Aird
Direção de arte .... Martin Gendron
Direção de arte .... Jean Kaze4mirchuk
Figurino .... Wendy Partridge
Edição .... Stuart Baird
Edição .... Martin Hunter
Efeitos especiais .... Anibrain
Efeitos especiais .... Hybride Technologies
Efeitos especiais .... Intrigue
Efeitos especiais .... Invisible Pictures
Efeitos especiais .... Mr. X
Efeitos especiais .... Rocket Science VFX
Efeitos especiais .... XYZ-RGB
PRODUTORAS
Warner Bros. Pictures
Dark Castle Entertainment
Don Carmody Productions
McMurdo (Canada) Productions

DISTRIBUIDORA
Warner Bros. Pictures



ERROS
1. Dentro do avião na briga, vemos que alguém dá um tiro na janela do lado do piloto. Isso causa uma descompressão na cabine com certeza, dependendo da altura que ele estiver, mas não causa a queda repentina do avião. Isso é colocado em filmes apenas para dar mais emoção, no entanto é um erro grave.
2. Logo depois um dos sujeitos leva um tiro na testa. Esse tiro causa morte instantânea, sem dar chance ao indivíduo de qualquer tipo de reação, mas mesmo assim ainda ouvimos ele berrando com a dor. Isso é impossível.
3. Quando o avião está caindo porque o piloto morreu, ele cai de bico, mas sem nenhum motivo ele aparece na horizontal, planando e bate com a barriga na neve, o que seria improvável.
4. ABSURDO: Quando o avião está caindo, e é filmado de trás é possível ver dois fios pretos que provavelmente puxam a maquete do bimotor.
5. Quando Stetko recebe os dados do seu amigo médico, a posição dos seus braços mudam entre as tomas. Ora cruzados, ora não.
6. Quando Stetko vai atrás do sujeito que tentou matá-la, ela encontra com Robert. Ela nunca o tinha visto, portanto sua atitude seria a de prendê-lo até conseguir identificá-lo. Mesmo ele mostrando uma identificação. Já que não existia mais ninguém ali, ele deveria ser considerado o único suspeito. Mas não é isso que ela faz.
7. Quando eles chegam no local onde o avião está soterrado, eles estacionam o veículo numa posição. Nesse momento é possível ver marcas de esteiras em outro sentido, de outro veículo provavelmente. Isso não seria possível já que o vento cobriria aquelas marcas em questão de minutos, mesmo que alguém tivesse saído de lá um pouco antes, o que não aconteceu.
8. Quando saem do veículo para investigar a área, eles não tomam os cuidados básicos nessa situação que é ficarem amarrados com cordas. Até mesmo para pessoas inexperientes isso seria a primeira lição aprendida, no entanto eles não são inexperientes.
9. Quando eles tentam explodir a parte superior do avião para sair, eles usam as baterias do rádio, quando deveriam usar as baterias das lanternas. O rádio poderia ser depois sua única forma de serem resgatados.
10. Depois de ficarem presos dentro do avião e conseguirem sair, eles tentam ligar o carro de neve que não pega e inclusive desliga as luzes porque a bateria acabou de vez. O problema é que depois de esperar dois minutos o carro volta a funcionar. Isso seria improvável já que a bateria arriou de vez.
11. Ainda nessa cena é possível perceber outro erro. Se a bateria acabou a ponto de desligar as luzes dianteiras do veículo, como as luzes de dentro ficaram acesas? E elas deveriam ser desligadas para poderem ligar o carro depois, já que ajudam a descarregar a bateria.
12. Stetko abre uma porta que está congelada e com isso queima os dedos da mão com o frio intenso, no entanto mais tarde ela só tem os dois dedos mais externos da mão machucados. Todos os dedos deveriam estar queimados pelo frio. Um pouco mais ou um pouco menos, mas os cinco dedos deveriam estar queimados.
13. ABSURDO: Stetko depois de perder os dedos tenta abotoar a sua blusa não conseguindo, então Robert a ajuda abotoando os últimos botões de cima do seu casaco, mas quando saem atrás de Rubin seu casaco aparece desabotoado.
14. Rubin está fugindo porque está sendo ameaçado pelo assassino. Ele encontra a policial mas não diz quem é o assassino. Ridículo.
15. Stetko vai procurar os cilindros no quarto do rapaz e olha dentro dos armários quando um pouco antes ele falou que tinha guardado nas suas coisas. Ora, se ele estava saindo no avião só poderia ter guardado na sua mochila ou algo que ele estivesse levando consigo.
16. Em várias cenas externas quando a neve e o vento são fortes, não vemos a neve grudar no rosto dos atores como deveria. O frio cortante deveria congelar os lábios desprotegidos, o nariz e até a sobrancelha, o que não acontece. Todos os personagens deveriam estar usando máscaras no rosto, e não ficar com eles expostos.
17. No final do filme podemos perceber que o vento tem força para levar o corpo de uma pessoa, mas quando estão presos na corda, eles andam normalmente como se o vento não tivesse aquela força.
18. Podemos ver também que a temperatura mostrada no filme é em graus Fahrenheit, mas em locais onde não seja de uso estritamente americano os graus são mostrados em Celsius ou nos dois.
19. Podemos perceber ainda que na inscrição do helicóptero existe uma letra C que indica que é uma aeronave do Canadá, no entanto deveria ser a letra N indicando que é dos Estados Unidos.
20. No começo do filme o letreiro indica que eles estão no Hemisfério Sul. Ora isso significa qualquer lugar abaixo do equador e não necessariamente no Pólo Sul.



SUBSTITUTOSBRUCE WILLIS
A história se passa em 2054, quando os humanos vivem em isolamento e interagem apenas e de forma indireta com robôs que são semelhantes aos humanos, mas melhor do que eles.
Esses andróides substitutos fazem tudo sem que os humanos tenham de sair de casa.
Nesse ambiente, um policial que há anos não pisa na rua, usa seu próprio robô susbstituto para investigar o assassinato de outros robôs cometidos por um terrorista tecnológico que pretende sabotar esse novo mundo perfeito.
Quando o primeiro assassinato em anos abala esta utopia, Greer, um agente do FBI (BRUCE WILLIS) descobre uma grande conspiração por trás do fenômeno da substituição e precisa abandonar seu próprio substituto e arriscar sua vida para desvendar o mistério.
Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Jonathan Mostow
Escritores: Michael Ferris & John D. Brancato

Baseado na história de Robert Venditti & Brett Weldele
Gênero: Ficção / Ação / Suspense / Policial
Site Oficial: http://www.filmes.net/substitutos
Walt Disney Pictures

Título Original: Surrogates
Tempo: 104 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2009 - USA - Lançamento dia
09 de outubro de 2009
Recomendação: 14 anos
ELENCO
Bruce Willis ... Tom Greer
Radha Mitchell ... Peters
Rosamund Pike ... Maggie
Boris Kodjoe ... Stone
Ving Rhames ... O Profeta
Jack Noseworthy ... Strickland
Devin Ratray ... Bobby
Michael Cudlitz ... Coronel Brendon
Jeffrey De Serrano ... Armando
Helena Mattsson ... JJ A Loira
Jennifer Alden ... Landlady
Shane Dzicek ... Jarid Canter
Rachel Sterling ... Assistante
Jordan Belfi ... Victor Welch
J.L. Highsmith ... Steinberg
Nicholas Purcell ... Pulaski / Commando
Michael Murphy ... Capitão Max Murphy
Victor Webster ... Lopez
FICHA TÉCNICA
Produção .... Max Handelman
Produção .... David Hoberman
Produção .... Todd Lieberman
Música .... Richard Marvin
Fotografia .... Oliver Wood
Edição ... Kevin Stitt
Elenco .... Janet Hirshenson
Elenco .... Jane Jenkins
Elenco .... Michelle Lewitt
Desenho de Produção .... Jeff Mann
Direção de Arte .... Tom Reta
Direção de Arte .... Dan Webster
Cenário .... Debbie Cutler
Cenário .... Basia Goszczynska
Cenário .... Fainche MacCarthy
Figurino .... April Ferry
Efeitos Especiais .... Industrial Light & Magic (ILM)
Efeitos Especiais .... The Layersmith Digital
Efeitos Especiais .... Lidar Services
Efeitos Especiais .... Moving Picture Company (MPC)
Efeitos Especiais .... Sandbox F/X
Efeitos Especiais .... Synthespian Studios
PRODUTORAS
Touchstone Pictures
Mandeville Films
Road Rebel
Top Shelf Productions
Wintergreen Productions
DISTRIBUIDORA
Walt Disney Studios Motion Pictures
Audio Visual Enterprises
Buena Vista International
Falcon
Forum Cinemas
Saturn Enternainment



ERROS
1. No começo do filme o motoqueiro mata o rapaz no beco atrás da boate, mas como ele sabia que o rapaz ia aparecer ali? porque ele não estava vigiando a entrada da boate?
2. Quando a moto sai em disparada da boate, podemos ver a camionete freando, mas seu pneu de trás está estourado e a roda encosta no chão. Isso não seria possível já que nada atingiu o pneu para estourá-lo.
3. Porque o rapaz está no beco e a garota na frente da boate no meio da rua? A garota foi a primeira a morrer, então deveria estar no beco ainda. E o rapaz deveria estar virado ao contrário do que está. E porque ela está sem roupa também?
4. Quando entram no elevador na casa do Dr. Canter, o agente Greer está atrás da sua parceira e do funcionário do Dr. Canter, mas dentro do elevador estão todos lado a lado. Depois que a porta se abre, ele está atrás novamente.
5. Quando Quando Greer está conversando com o coronel no comando de soldados substitutos, vemos no ombro direito do coronel sua identificação de Ranger, mas ela deveria estar no outro ombro.
6. Se o FBI pode acessar e desligar todos os substitutos como é feito quando existe a tentativa de roubo presenciada pela Agente Peters, porque não desligam todos os inimigos para resolver o crime?
7. Na perseguição da moto, vemos Greer pegar uma arma no helicóptero. Lá em baixo o motoqueiro entra numa rua onde o sentido é apenas um, para frente. Mas em seguida aparece um carro na contramão e ele desvia. Nitidamente a cena foi montada erradamente colocando duas ruas diferentes na mesma cena.
8. Greer se abaixa deitando-se para o seu lado direito quando o rapaz vai atirar no helicóptero, mas depois que ele aparece novamente, o corpo do seu substituto está deitado para o outro lado.
9. Se o agente Greer no corpo do seu substituto pode dar saltos incríveis como ele faz depois da queda do helicóptero, porque ele não pulou da aeronave antes dela se desintegrar no chão? Assim não teria danificado seu corpo.
10. O corpo do substituto do agente Greer fica vazando fluído verde desde que o helicóptero cai,m mas mesmo assim não afeta seus movimentos em nada. O fluído que vazou deveria ser suficiente para paralisar a máquina.
11. Porque a arma estava na mão direita do agente Greer se sabemos que ele é canhoto?
12. Quando o agente Greer está perseguindo o rapaz e a camionete verde aparece a primeira vez, vemos a sombra de um membro da equipe tanto no corpo do agente como na camionete. Observe e verá a sombra da cabeça dessa pessoa.
13. Quando o agente Greer é atropelado pela camionete verde, não existe ninguém atrás dele, mas na tomada seguinte existem muitas pessoas.
14. Quando o rapaz diz que não fez nada suas mãos estão fechadas, mas na tomada seguinte estão abertas.
15. A agente Peters recebe ordem de sair da rede e desligar seu substituto, no entanto quando o agente Greer sai do hospital ela aparece para encontrar com ele.
16. Porque o agente Greer mantém seu substituto em casa enquanto a agente Peters mantém o seu na delegacia?
17. Greer fala no hospital que o motoqueiro matou cinco policiais, mas na realidade ele matou seis, contanto com o piloto.
18. Quando eles entram na loja de substitutos, existe uma garota e uma rapaz. O rapaz está de costas para a garota, mas na tomada seguinte quando focalizam os dois, eles estão lado a lado. Na tomada seguinte o rapaz está de costas para a garota novamente.
ABSURDO: 19.Com aproximadamente 53 minutos de filme, Maggie entra no seu quarto, e a mancha de sangue no seu rosto feita segundos antes pelo seu marido, o agente Greer, desapareceu.
20. Quando Greer vai atrás do motoqueiro e a agente Peters fica com o gordinho, podemos ver que na cena onde ele fala que basta apertar um botão, a posição deles é a seguinte: Ela olha para o computador e ele também, mas depois quando o robô invade o sistema dela e olha as imagens, a posição dos dois é diferente. Ele aparece olhando para ela, e ela aparece olhando para ele.
21. Quando a agente Peters se desliga do sistema na delegacia, ela usa uma blusa azul transpassada na frente, mas quando o rapaz usa o corpo dela e ela sai do aparelho, ela está usando uma blusa vinho com botões.
22. Na cena onde o Dr. Canter tem o profeta desligado, ele aparece de costas. Podemos notar que seu rosto está enrugado, como se ele estivesse apertando os olhos, mas na tomada de frente isso não acontece.
23. No acidente de carro o vidro do lado do passageiro é totalmente destruído, mas depois ele aparece apenas trincado.
24. Depois de sair com o carro atrás da garota, o vidro aparece quebrado novamente, mas na cena em que a garota pula em cima do carro do agente Greer, o vidro do lado do passageiro aparece trincado novamente.
25. Quando o carro entra na loja e o agente do FBI abre a porta do motorista, podemos ver que a porta do passageiro está fechada normalmente, quando no acidente ficou totalmente destruída.
26. No começo do filme é dito que o operador só pode entrar em substituto que esteja codificado com os neurônios daquela pessoa, então como Greer consegue se conectar num substituto codificado para o velho?
27. Quando a transmissão está completa, vemos os substitutos sendo desligados, mas os homens do FBI que atiraram na cabeça da garota, já estão no chão caídos.
28. Na tomada de cima da rua vemos as pessoas caindo no chão porque seus substitutos estão sendo desligados, mas os carros que deveriam continuar andando até perder a aceleração, são parados com uma freada, o que não poderia acontecer. Pelo menos dois carros fazem isso.

2012
JOHN CUSACK & DANNY GLOVER

Séculos atrás, os maias nos deixaram o seu calendário, com uma data final em um dia determinado e tudo o que isso sugere.
Desde então, astrólogos o discutem, numerólogos encontraram padrões que o prevêem, geólogos dizem que a Terra se encaminha para isso e nem os cientistas do governo podem negar que um cataclismo planetário de proporções épicas se anuncia para 2012.
A profecia que surgiu a partir dos maias já se encontra hoje bem documentada, debatida, destrinchada e analisada.
E em 2012, nos saberemos - nós fomos alertados.
O presidente americano (Danny Glover) convoca uma reunião de emergência com as principais potências para conversar sobre um grande perigo para a humanidade.
Os anos passam e, com a proximidade de 2012, as autoridades decidem que não é mais possível conter o perigo eminente que pode significar o fim do mundo.
Com isso, colocam em prática o plano iniciado anos atrás, sob o comando dos cientistas Adrian Helmsley (Chiwetel Ejiofor) e Carl Anheuser (Oliver Platt).
Enquanto isso, o escritor Jackson Curtis (John Cusack) leva sua vida de marido separado, pai de dois filhos, como motorista de limusine e tendo que aturar as reclamações da ex esposa (Amanda Peet).
Ao levar os filhos para passear, ele descobre os primeiros sintomas da destruição do planeta.
Mas não deixe de ver os erros também.
Diretor: Roland Emmerich
Escritores: Roland Emmerich & Harald Kloser
Gênero: Ação / Drama / Sci-Fi / Thriller
Site Oficial: http://www.2012ofilme.com.br
Columbia Pictures
Título Original: 2012
Tempo: 158 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2009 - USA / Canadá - Lançamento dia 13
de novembro de 2009
Recomendação: 12 anos
ELENCO
John Cusack ... Jackson Curtis
Amanda Peet ... Kate Curtis
Chiwetel Ejiofor ... Adrian Helmsley
Thandie Newton ... Laura Wilson
Oliver Platt ... Carl Anheuser
Thomas McCarthy ... Gordon Silberman
Woody Harrelson ... Charlie Frost
Danny Glover ... Presidente Thomas Wilson
Liam James ... Noah Curtis
Morgan Lily ... Lilly Curtis
Zlatko Buric ... Yuri Karpov
Beatrice Rosen ... Tamara
Alexandre Haussmann ... Alec
Philippe Haussmann ... Oleg
Johann Urb ... Sasha
John Billingsley ... Professor West
Chin Han ... Tenzin
Osric Chau ... Nima
FICHA TÉCNICA
Produção .... Roland Emmerich
Produção .... Larry J. Franco
Produção .... Harald Kloser
Música .... Harald Kloser
Música .... Thomas Wanker
Fotografia .... Dean Semler
Edição .... David Brenner
Edição .... Peter S. Elliot
Elenco .... Susan Taylor Brouse
Elenco .... Scott David
Elenco .... Judy Lee
Elenco .... April Webster
Desenho de Produção .... Barry Chusid
Direçaõ de Arte .... Ross Dempster
Direçaõ de Arte .... Kendelle Elliott
Direçaõ de Arte .... Dan Hermansen
Direçaõ de Arte .... Don Macaulay
Cenário .... Elizabeth Wilcox
Figurino .... Shay Cunliffe
Efeitos Especiais .... Double Negative
Efeitos Especiais .... Animal Makers
Efeitos Especiais .... Crazy Horse Effects
Efeitos Especiais .... Digital Domain
Efeitos Especiais .... Evil Eye Pictures
Efeitos Especiais .... Factory VFX
Efeitos Especiais .... Gradient Effects
Efeitos Especiais .... Hydraulx
Efeitos Especiais .... Pixomondo
Efeitos Especiais .... Post Office Visual FX
Efeitos Especiais .... Proof
Efeitos Especiais .... RotoFactory
Efeitos Especiais .... ScanlineVFX
Efeitos Especiais .... Sony Pictures Imageworks (SPI)
Efeitos Especiais .... Uncharted Territory
PRODUTORAS
Columbia Pictures
Centropolis Entertainment
Farewell Productions
The Mark Gordon Company
DISTRIBUIDORAS
Audio Visual Enterprises
Columbia Pictures
Columbia TriStar Warner Filmes de Portugal
Sony Pictures Entertainment
Sony Pictures Releasing
Walt Disney Studios Motion Pictures

ERROS
Como o filme foi baseado nos eventos previstos pelo calendário Maia, e em outros que apontam a data de 12 de dezembro de 2012 para a destruição total da Terra, com o alinhamento dos planetas com o centro da galáxia, os erros apontados aqui também tomam como base essa data. Levamos em consideração também os fatos que gerariam o cataclismo mundial como as emissões de raios solares destruindo a camada de proteção atmosférica da Terra, a erupção de vários vulcões no mundo, principalmente os localizados no cinturão de vulcões, a modificação da crosta terrestre, assim como a rotação invertida da Terra e a mudança dos pólos.
1. No começo do filme em 2009 na Índia quando Adrian encontra seu amigo. Ele coloca o seu braço esquerdo nas costas do amigo, mas antes da tomada mudar ele abaixa o braço, na tomada seguinte que é muito rápida, pegando-o de costas, seu braço esquerdo está novamente nas costas do amigo. Observe com atenção pois a cena é muito rápida.
2. Quando Adrian chega na festa em Washington, ele pega o paletó do amigo e entra na festa. Observe que os botões da sua camisa estão abertos, mas na tomada seguinte eles já estão fechados até o pescoço.
3. Em 2010 na Columbia Britânica, o presidente dos Estados Unidos vai a uma reunião comunicar o fato, mas do lado de fora as pessoas já estão revoltadas com placas sobre 2012. Ora, se o presidente ainda ia comunicar o fato aos outros presidentes, como as pessoas já estavam fazendo passeatas sobre 2012? E como os outros personagens do filme não sabiam disso?
4. Na França o curador do museu jamais apontaria uma lanterna, ou deixaria que fizessem isso para o quadro da Mona Lisa, pois a luz das lanternas prejudicaria a obra.
5. Quando Jackson corre para a limusine, não vemos nem ele abrir o capô do carro, nem destravar a porta, nem desligar o alarme, nem colocar a chave na ignição para ligar o veículo.
6. Quando aparece a rachadura na rua de Jackson, vemos uma senhora gorda de calça verde na varanda. Na primeira tomada de longe ela está com as duas mãos no para-peito de ferro, depois do corte apenas a mão direita está apoiada.
7. Quando Jackson chega na casa dos filhos, ele abre o capô de trás. Então ele passa por ali e encosta a mão no capô, depois do corte o capô está abaixado, mas isso não aconteceu antes.
8. O filho chama o pai de Jackson, e não de "pai" como a irmã menor. Isso é meio ridículo no filme. Mesmo com os pais separados, o filho chamaria o pai de "pai" e o padrasto pelo nome próprio.
9. Quando os dois amigos cantores de jazz estão entrando no navio, uma onda levanta a embarcação e ela se choca com o cais. No entanto em nenhum outro lugar acontece nada. Para que o mar fizesse isso, algo enorme deveria ter acontecido em algum lugar, como um terremoto no oceano, causando um tsunami. No entanto nada é relatado a respeito desse fato. O mesmo deve ser relatado com relação a rachadura na rua de Jackson.
10. Quando Jackson está no parque Yellowstone, podemos ver na tomada aérea que ao lado esquerdo do seu carro existe um lago, mas depois na tomada de dentro do veículo, não existe nenhum lago.
11. No parque depois de pular a grade, Jackson e os filhos vêem o lago. Observe que não existe nenhum bicho morto nele, mas depois quando estão lá embaixo existe um animal morto no chão, e várias bandeirinhas amarelas sinalizando o local.
12. Quando Charlie Frost está olhando os três andando no lago, não vemos nenhuma faixa na sua tomada, mas depois na cena do lago as faixas aparecem ao lado do menino.
13. Quando o exército chega no lago para tirar Jackson e as crianças, vemos uma tomada aérea, e o animal morto que deveria estar perto deles, sumiu, assim como outras coisas.
14. Depois que os soldados se aproximam, os objetos voltam a aparecer.
15. Jacson se encontra com Adrian que começa a falar com ele dispensando os soldados do seu lado direito. Observe que o soldado é quem tem os documentos de Jackson, no entanto Adrian não pega os documentos da mão do soldado, mas depois eles estão na sua mão.
16. Se já estamos em 2012, e os eventos do cataclismo mundial já começaram por causa da radiação solar, então a primeira coisa a ser destruída seriam os satélites, portanto as comunicações via internet estariam paralisadas. Mas mesmo assim Adrian fala com seu amigo pelo computador, e ele pede que as pessoas sejam evacuadas.
17. Outro fato importante é que se a energia solar já tivesse atingido a Terra, a energia elétrica no mundo inteiro já teria entrado em colapso também, portanto não haveria tanta calma como mostrada no filme. Considerando isso, Jackson não poderia usar seu computador depois, o celular do filho não funcionaria e nem a rádio de Charlie estaria transmitindo.
18. Se estamos perto de 21 de dezembro, porque não vemos nenhum enfeite de natal em lugar nenhum?
19. Quando o presidente dos Estados Unidos se levanta para falar da evacuação, ao lado esquerdo dele tem uma pasta com um óculos em cima, depois do corte os óculos mudaram de posição.
20. A mulher de Jackson desliga o telefone na cara dele mesmo quando ele tenta avisar de uma catástrofe. Ela já tendo visto uma de perto no supermercado deveria acreditar um pouco mais nele. Não faz sentido alguém ignorar um telefone de aviso sobre um desastre.
21. Quando o terremoto atinge a casa da filha de Jackson, podemos perceber que as marcas das mordidas de insetos que ela tinha, desapareceram.
22. No café da manhã vemos o novo marido de Kate lendo o jornal. Na sua tomada de frente ele está com a página aberta. Mas depois do corte para a tomada de trás o jornal não está aberto.
23. Depois que o terremoto começa e ele é focalizado novamente, podemos ver o jornal aberto outra vez.
24. Quando Jackson está fugindo com a limusine, ele encontra um carro com duas velhinhas na frente. Podemos ver que existem casas do lado esquerdo dele, mas em uma das tomadas aparece um morro, sem casas, e depois as casas reaparecem. Então ele aproveita para ir por cima da calçada.
25. Durante a fuga um prédio começa a cair e carros caem dele. Um vermelho aparece numa tomada, mas depois desaparece na tomada seguinte.
26. Ainda nessa tomada um carro cai de cabeça para baixo do lado esquerdo de Jackson, mas depois do corte esse carro desapareceu e seu lugar aparece outro.
27. Quando o prédio de vidro azul está caindo na frente deles, podemos ver que o semáforo está vermelho. Isso seria improvável já que com aquele enorme terremoto as linhas de energia seria destruídas muito antes.
28. Jackson empurra a porta do motorista que cai facilmente. Nada atingiu o seu lado portanto não seria tão fácil arrancar a porta do seu carro. O mesmo aconteceu antes com a porta traseira, o que também não deveria acontecer. Ela até poderia ter entortado, mas nunca caído tão facilmente.
29. O novo marido de Kate entra no avião e simplesmente sai pilotando. Que maravilha se fosse assim tão fácil. Chega a ser ridículo isso.
30. Um pouco antes de decolar podemos ver que o avião está balançando do lado de dentro, mas na tomada de fora ele está totalmente parado.
31. Quando a avião vai decolar, podemos ver que suas rodas batem no solo quebrado. Isso já seria suficiente para ele perder o controle da aeronave e até mesmo bater ou virar.
32. Depois de decolar eles passam por um pedaço de cidade que está acima deles e que está desmoronando. Isso também seria improvável. Se saíram do chão as ruas na sua frente deveriam estar mais baixas e em buracos, e não tão altas quanto mostrado no filme.
33. Nessa tomada é possível perceber que o trem de pouso foi recolhido, mas eles não tiveram tempo para isso e nem o fizeram.
34. Porque a preocupação de colocar os fones de ouvido? De nada adiantaria e eles nem tinham torre de comando para se comunicar.
35. Impressionante é ver que no aeroporto, durante o caos que estava acontecendo nenhum outro piloto ou aeronave tentou decolar também.
36. Se Adrian sabia que tudo ia acontecer, porque não tentou salvar seu pai? Porque não o impediu de ir no navio? Alguns furos no roteiro do filme são impressionantes.
37. Em questão de segundos Jackson chega em Yellowstone com sua família no avião. Ora, se a costa da Califórnia já foi destruída inteira, isso se deve ao fato da falha de Sant Andreas ter colapsado, portanto o vulcão em Yellowstone já deveria ter entrado em erupção, pois eles levariam pelo menos uma hora para chegar onde estão.
38. Quando a filha de Jackson resolve segui-lo, Kate aparece de costas com a mão na mangueira da bomba de gasolina, depois do corte ela já retirou a mangueira da bomba.
39. A nuvem piroclástica da erupção do vulcão em Yellowstone teria alcançado Jackson antes dele chegar ao aeroporto com o carro onde estava sua filha.
40. Logo depois que ele caiu no buraco, a nuvem piroclástica da erupção do vulcão em Yellowstone teria passado por ele antes mesmo dele sair do buraco.
41. Ainda na cena da erupção, o deslocamento de ar provocado pela erupção teria jogado tanto o carro quanto o avião longe.
42. A enorme bola de fogo em erupção em Yellowstone teria incinerado Charlie Frost e Jackson Curtis em questão de segundos. O calor intenso irradiado seria tão grande que nem mesmo o avião teria alguma chance.
43. Charlie aparece de pé em cima do morro depois da explosão em Yellowstone. Só o calor gerado já deveria tê-lo queimado em questão de segundos.
44. Quando a filha de Jackson se abaixa dentro do furgão, um pedaço de rocha enorme cai na frente deles, destruindo toda a estrada de terra, mas depois do corte ele desvia ainda pela estrada que continua a existir.
45. Na pista de aviação, Jackson salta com a camionete. Na tomada de frente vemos que o eixo dianteiro quebrou e a roda direita do veículo está virada, mas na outra tomada o eixo está inteiro novamente.
46. Jackson está dentro do furgão quando esse está caindo no buraco. A inclinação do veículo é tão grande que ele escorrega para o fundo e consegue até ver o fundo do buraco cheio de lava. O mais impressionante é que mesmo estando naquela posição, não se sabe como ele consegue subir até a porta do veículo, sair dele e se segurara na beira do precipício e ir até o avião. Realmente impressionante.
47. Mais uma vez vemos outro erro de velocidade. Jackson corre a pé mais rápido do que a nuvem piroclástica da erupção que está atrás dele. Chega a ser ridículo.
48. A nuvem finalmente engole o avião, mas milagrosamente ele sai de lá de dentro. Isso seria impossível já que o calor dessa nuvem queimaria o avião por completo.
49. Se os elementos que vão causar a destruição do planeta já começaram, se o cinturão de fogo de São Francisco já explodiu, assim como o vulcão de Yellowstone, porque tanta calmaria em Washington? Porque ainda não saíram em direção às Arcas? Isso já deveria ter acontecido há pelo menos um mês.
50. Vemos duas reportagens na televisão onde Adrian assiste junto com Carl. Uma delas é a da estátua do Cristo Redentor desmoronando, e a outra de Londres. Pois bem; se todo o evento cataclísmico está acontecendo por causa da erupção do Sol, as comunicações não poderiam estar funcionando porque como foi dito, os satélites seriam os primeiros a serem destruídos. E se o fato está acontecendo em dezembro, pois outra data não faria sentido no filme, não poderíamos ter os jogos olímpicos em Londres. Eles já deveriam ter terminado, e não poderia aparecer na televisão que eles estão sendo cancelados.
51. Vemos o avião de Jackson pousando em Las Vegas. Ora, isso é realmente ridículo. Ele saiu de Los Angeles na Califórnia, voou mais de 1000 km até em Yellowstone subindo para o norte e passando por 3 estados americanos, nevada, Idaho e Wyoming, para depois descer mais 1000 km até o sul de Nevada para pousar em Las Vegas? Não faz o menor sentido se sua viagem tinha como destino a China.
52. O mesmo deve se falar de Yuri Karpov. Se eles estão indo para a China em um avião particular, porque pousaram em Las Vegas? Isso dá pouco mais de 300 km e na direção errada. Ora se Jackson voou mais de 1000 km com o combustível do seu avião, porque Yuri Karpov voando apenas 300 km teve que pousar para reabastecer? Não faz sentido.
53. O presidente usa um telefone celular para falar com sua filha a bordo do Força Aérea Um. A Casa Branca tem comunicação direta com o avião, portanto seria mais prático ligar desse telefone. Sem considerar que as comunicações já deveria ter acabado há muito tempo.
54. Logo depois o Presidente faz uma declaração à nação. Isso seria realmente sem o menor propósito, pois além das comunicações não estarem funcionando, quem estaria na frente da televisão para vê-lo? No entanto além das comunicações estarem funcionando normalmente em alguns lugares, existem muitas pessoas assistindo-o. Então, logo depois a comunicação cai.
55. Vemos o Antonov 500 decolando e atrás dele uma nuvem piroclástica, provavelmente vinda de alguma erupção vulcânica. Ela alcançaria o avião antes mesmo dele manobrar na pista para decolar.
56. Vemos o Antonov 500 chegando num lugar cheio de lava onde tudo está queimando. O problema é que se eles sairam de Las Vegas, eles deveriam estra indo da terra para o mar, e não do mar para a Terra, no sentido contrário.
57. Eles tomam o caminho mais longo para chegar até a China. O correto seria voar para o outro lado, pois seria mais rápido e ainda teria um lugar para abastecer o avião em Anchorage, no Alasca, onde muitos vôos intercontinentais pousam.
58. O piloto do avião, Sasha, não consegue ver o solo dado a mudança no clima e a quantidade de fumaça no ar, então devemos supor que ele está se baseando nos seus instrumentos. No entanto uma das primeiras coisas que não funcionariam seriam os aparelhos de GPS, porque os satélites seriam os primeiros a serem destruídos pela energia solar.
59. Vemos um senhor ligando para o seu filho no Japão. A netinha atende e logo depois quando o filho vai atender existe um terremoto. Se eles estão no Japão, esse seria um dos primeiros lugares a serem atingidos por vulcões e tsunamis já que estão no circulo de fogo. Não faz sentido. Além é claro do telefone estar funcionando normalmente. Logo depois vemos a Casa Branca já sob o efeito da chuva ácida causada pelas erupções dos vulcões. O que deveria ocorrer também no Japão danificando tudo.
60. Depois da tragédia no Vaticano, vemos Adrian dentro do avião e um dos tripulante o informa dos vários tsunamis ocorridos no mundo, e dois terremotos no oceano. Isso seria impossível de saber já que os sensores marítimos enviam sinais para satélites, que depois são recebidos pelas estações de controle de terremotos nos Estados Unidos e só então são retransmitidas para outros lugares. Sem satélites nada funcionaria.
61. No navio vemos as pessoas assistindo notícias sobre o terremoto no Japão. Isso seria impossível mais uma vez.
62. Somente com um hora e meia de filme é que as comunicações globais terminam. Isso é informado dentro do avião do presidente.
63. Com as erupções vulcânicas ocorridas no mundo inteiro, a poluição gerada seria tão grande que nenhum avião conseguiria sustentabilidade para voar, no entanto vemos pelo menos dois aviões voando tranquilamente.
64. Vários motores do Antonov explodindo sem nenhum motivo aparente. Se eles estão explodindo por causa da poluição gerada, todos os motores deveria falhar e não apenas dois ou três.
65. Quando o avião pousa na neve, vemos Jackson soltando as travas da roda dianteira que segura o carro dentro do avião, mas ele não solta as travas das rodas traseiras e mesmo assim consegue sair do avião com o carro.
66. Quando o marido de Kate sai correndo pelo avião até o carro, vemos os alarmes de alguns deles disparando. Isso é ridículo. Quem ligaria os alarmes dos carros dentro do avião?
67. Quando Yuri fala para o motor do carro ligar, misteriosamente todo o barulho acaba enquanto ele fala "Motor, Ligue".
68. No dia do desastre total vemos helicópteros na China levando animais como a girafa para a Arca. Isso é ridículo. Já deveriam ter feito isso há muito tempo.
69. Jackson e os outros fogem num carro, mas quando o soldado do helicóptero os avista existem pelo menos três veículos com os faróis ligados. Deveria haver apenas um, o deles.
70. Para continuar com os furos no roteiro do filme, não faz o menor sentido o helicóptero chinês pousar para ver quem são as pessoas que estão lá em baixo e só levar três pessoas com eles. Yuri e os dois filhos. Ou eles deveriam ter matado todos, ou nem deveriam ter pousado.
71. Os governantes fazem as arcas no Himalaia, mas isso seria praticamente impossível dado a altura das montanhas. Levar equipamento para a construção e pessoal para lá seria muito custoso, sem contar o fato da altura prejudicar na respiração dos trabalhadores.
72. Jackson e a turma descem a montanha em questão de minutos e depois aparecem há alguns quilômetros de distância de onde o Antonov caiu. Eles levariam horas para chegar até aquele ponto.
73. Quase no final do filme vemos o Dr. Satnam Tsurutani ligando do seu telefone celular da Índia, para o telefone celular de Adrian dentro da Arca no Himalaia. Isso seria impossível já que os satélites de comunicação estariam inoperantes com a onda de energia do Sol.
74. Se considerarmos isso como um erro grave do roteiro de filme, devemos considerar também que seria impossível Adrian avisar que não teriam mais tanto tempo como imaginavam, de duas horas, e refazer os cálculos para a hora do impacto de apenas vinte e oito minutos.
75. Quando Adrian dá a ordem para o capitão abrir os portões, vemos que o relógio digital vermelho está em contagem regressiva marcando 14 minutos e quarenta e um segundos. passam-se pelo menos dois segundos até o capitão ser focalizado e o relógio diminui sua marcação até 39 segundos, mas quando o capitão é focalizado o relógio ainda está em 41 segundos.
76. Eles levam pelo menos onze minutos para descer o portão de trás da arca, no entanto eles o levantam em menos de três minutos. basta olhar o tempo do relógio. Quando mandam abaixar os portões faltam 14 minutos. Quando as pessoas começam a embarcar faltam apenas 4 minutos, e então eles sobem a porta de trás até emperrar. Logo depois vemos que o relógio marca apenas um minuto para o impacto.
77. Quando o avião atinge a Arca, podemos ver que sua traseira está completamente submersa na água, no entanto o nível de água dentro da Arca não aumenta onde estão os últimos passageiros que embarcaram.
78. Vemos que algumas portas de contenção são fechadas, isolando a menina, a garota loira e Kate com o filho. Mas mesmo com as portas de contenção fechadas, a do meio, onde está a garota loira é a única que enche até o topo. Isso não deveria acontecer já que é uma porta intermediária.
79. Quando a Arca desce pela correnteza de água num ângulo de 90 graus, as pessoas e o nível da água dentro dela continuam da mesma forma, na altura dos joelhos. Se o barco virou tanto, a água deveria escorrer e não ficar parada no nível dos joelhos o tempo todo.
80. No compartimento onde Jackson está com a mulher e o filho, vemos que a movimentação da água é enorme, fazendo bolhas de baixo para cima, indicando que a água está entrando, mas o nível dela nesse compartimento nunca sobe.
81. Jackson está com o filho debaixo da água tentando soltar a mangueira que ficou presa nas engrenagens. Naquele lugar seria impossível ter algum espaço com ar para respirar. Deveria estar tudo debaixo da água.
82. Outro fato interessante é que aquela pequena mangueira amarela não deveria segurar uma engrenagem tão grande, e com motores tão potentes. As engrenagens deveriam ter destruído a mangueira completamente.
83. Em uma das tomadas externas da Arca, é possível perceber sua tampa traseira não está aberta como mostrada depois.
84. No final vemos a Arca navegando tranquilamente o no fundo o céu azul com um sol maravilhoso se destacando. Esse deve ser o último erro de roteiro do filme, porque com as erupções gigantescas ocorridas o céu no mundo inteiro ficaria coberto de nuvens pretas e com chuvas ácidas por algum tempo. O céu nunca poderia aparecer azulzinho como é mostrado no fim do filme.
85. No final do filme o cientista mostra para Adrian um mapa com a nova configuração da Terra. Isso seria impossível de saber sem os satélites para confirmarem.
86. O cartaz do filme onde aparece o Cristo Redentor, mostra a estátua e o Pão de Açúcar sendo atingidos por uma enorme onda. Na realidade o Cristo é atingido por um terremoto.
OUTROS ERROS
A) Algumas sinopses publicadas na internet sobre o filme estão erradas. Elas dizem que que o Presidente americano convoca uma reunião em 2008, mas o filme começa em 2009, e a reunião só é marcada depois disso, em 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário