sexta-feira, 25 de novembro de 2011

OS MELHORES ROTEIROS DO MUNDO

O que é mais definitivo na hora de definir os melhores roteiros, diálogos inteligentes e sacadas geniais ou uma premissa fantástica, cheia de surpresas, imprevisível e com harmonia (sim, a de escola de samba) nota 10? Resolvemos usar um pouco de ambos, e principalmente, os que conseguem ter esse meio termo, chegando perto da perfeição, ou não.

A questão que, até hoje, mais gerou polêmica, terminou amizades e semeou a discórdia para a rotina dos trilhianos está definida. Quais são os melhores roteiros originais do cinema? Tirando as voadoras e nerds decepcionados conseguimos montar nosso novo top. Não um Top 10, nem 11, 12 ou 13, mas um Top 25 e meio. Foi a solução encontrada para não fechar o site. A ordem então, eu mesmo me contesto até agora!

25° Os 12 macacos (1995)Charles Roven


James Cole, um prisioneiro do ano de 2035, troca sua liberdade por uma missão nada convencional: voltar no tempo e evitar a propagação de um vírus que devastou a maioria da população sobre a Terra. Os sobreviventes são obrigados a morar no subterrâneo porque o ar está envenenado. Ele retorna no ano de 1990, seis anos antes da praga, e é logo internado num manicômio, pois seus avisos soam como crises de loucura. Lá, conhece a doutora Kathryn Railly e o louco Jeffrey Goines, filho de um importante virologista. Ele seqüestra a Dra. Railly para ajudá-lo, mas suas alucinações e os mistérios que vai descobrindo acabam fazendo com que duvide da própria sanidade, sem saber o que é ficção e o que é realidade.

24° Dogville (2003)Lars Von Trier


Anos 30, Dogville, um lugarejo nas Montanhas Rochosas. Grace, uma bela desconhecida, aparece no lugar ao tentar fugir de gângsters. Com o apoio de Tom Edison , o auto-designado porta-voz da pequena comunidade, Grace é escondida pela pequena cidade e, em troca, trabalhará para eles. Fica acertado que após duas semanas ocorrerá uma votação para decidir se ela fica. Após este "período de testes" Grace é aprovada por unanimidade, mas quando a procura por ela se intensifica os moradores exigem algo mais em troca do risco de escondê-la. É quando ela descobre de modo duro que nesta cidade a bondade é algo bem relativo, pois Dogville começa a mostrar seus dentes. No entanto Grace carrega um segredo, que pode ser muito perigoso para a cidade.

23° Os fantasmas se divertem (1988)Tim Burton, Michael McDowell, Warren Skaaren e Larry Wilson


Após morrerem em um acidente de carro, o casal Bárbara e Adam está preso como fantasmas em sua casa de campo. Porém, a paz deles é perturbada quando uma família rica e arrogante compra a casa. Agora o casal fantasma faz de tudo para espantar essa família, mas fracassa. Então a única alternativa é procurar e pedir ajuda para Besouro-Suco, um outro fantasma, mais experiente.

22° Advogado do Diabo (1997)Jonathan Lemkin e Tony Gilroy


Kevin Lomax, advogado de uma pequena cidade da Flórida que nunca perdeu um caso, contratado John Milton, dono da maior firma de advocacia de Nova York. Kevin recebe um alto salário e várias mordomias, apesar da desaprovação de Alice Lomax, sua mãe e uma fervorosa religiosa, que compara Nova York a Babilônia. No início tudo parece correr bem, mas logo Mary Ann, a esposa do advogado, sente saudades de sua antiga casa e começa a testemunhar aparições demoníacas. No entanto, Kevin está empenhado em defender um cliente acusado de triplo assassinato e cada vez dá menos atenção sua mulher, enquanto que seu misterioso chefe parece sempre saber como contornar cada problema e tudo que perturba o jovem advogado.

21° 21 Gramas (2003)
Guillermo Arriaga


Três pessoas, Paul, Jack e Cristina, têm seus destinos cruzados em função de um acidente. A partir dele serão testados os limites do amor e da vingança, assim como a promessa da redenção. Vinte e um gramas é o peso que uma pessoa perde no momento da morte. É o peso carregado pelos que sobrevivem.

20° Efeito Borboleta (2004)Eric Bress e J. Mackye Gruber

Efeito Borboleta

Evan é um jovem que luta para esquecer fatos de sua infância. Para tanto ele decide realizar uma regressão onde volta também fisicamente ao seu corpo de criança, tendo condições de alterar seu próprio passado. Porém ao tentar consertar seus antigos problemas ele termina por criar novos, já que toda mudança que realiza gera consequências em seu futuro.

19° O Exterminador do Futuro 2 (1991)James Cameron e William Wisher Jr.

O Exterminador do Futuro 2

Uma criança destinada a ser líder já nasceu, mas infeliz por viver com pais adotivos, pois foi privado da companhia da mãe, que foi considerada louca quando falou de um exterminador vindo do futuro. Neste contexto, um andróide vem do futuro, mais exatamente um modelo T-800 igual ao filme original, para proteger o garoto, mas existe um problema: o mais avançado andróide existente no futuro, um modelo T-1000, que feito de "metal líquido", não pode ter nenhum dano permanente e pode assumir a forma que desejar, também veio para o passado com a missão de matar o menino.

18° Peixe Grande (2003)
John August

Peixe Grande

William Bloom, ao ver o estado de saúde precário de seu pai, resolve visitá-lo, e a história de vida dele começa a ser revisitada. Toda história parece ser de pescador (o "peixe grande") - fantasiosa, exagerada - mas é por esse tipo de conto que William viu seu pai durante toda a vida.

17° A Noite dos Mortos Vivos (1968)
John A. Russo, George A. Romero

A noite dos mortos vivos

Um satélite com radiação extraterrestre acaba provocando a volta à vida das pessoas recém-mortas na Terra. Um grupo de pessoas, então, acaba se abrigando em uma casa isolada para escapar dos comedores de gente, enquanto esperam o resgate, em uma noite infernal.

16° Central do Brasil (1998)João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein


Central do Brasil

Mulher (Fernanda Montenegro) que escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, ajuda menino (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.

15° O fabuloso destino de Amelie Poulain (2001)Jean-Pierre Jeunet e Guillaume Laurant


O fabuloso destino de Amelie Poulain

Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.

14° Curtindo a vida adoidado (1986)John Hughes

Curtindo a vida adoidado

No último semestre do curso do colégio, Ferris Bueler sente um incontrolável desejo de matar a aula e planeja um grande dia na cidade com a namorada, seu melhor amigo transtornado e a Ferrari do autoritário pai dele. Só que para poder realizar seu desejo ele precisa escapar do impetuoso diretor do colégio e de sua própria irmã.

13° Juno (2007)
Diablo Cody

Juno

Juno MacGuff é uma adolescente confiante e honesta que toma as rédeas de sua vida de uma forma calma e despreocupada ao embarcar em uma emocionante aventura de nove meses a caminho da vida adulta. Esperta e muito peculiar, Juno tem seu próprio ritmo, mas por trás de seu exterior durão, existe uma garota que simplesmente tenta entender as coisas. Até que uma típica tarde entediante torna-se uma aventura quando ela decide transar com o charmoso e discreto Bleeker. Quando descobre que ficou grávida, Juno bola um plano para encontrar os pais perfeitos para o futuro bebê.

12° Up - Altas aventuras (2009)Bob Peterson, Pete Docter e Thomas McCarthy

Up - Altas aventuras

Carl Fredricksen passou toda a sua vida sonhando em viver plenamente ao lado do amor de sua vida. Porém aos 78 anos de idade, a oportunidade parece ter passado por ele até que a ameaça de ser despejado o faz partir para a maior de todas as aventuras, e dentro de casa, voando com balões em busca de um inóspito paraíso da América do Sul.

11° Pequena Miss Sunshine (2006)Michael Arndt

Pequena Miss Sunshine

Nenhuma família é verdadeiramente normal, mas a família Hoover extrapola. O pai desenvolveu um método de auto-ajuda que é um fracasso, o filho mais velho fez voto de silêncio, o cunhado é um professor gay suicida e o avô foi expulso de uma casa de repouso por usar heroína. Nada funciona para o clã, até que a filha caçula, a bonitinha-desajeitada Olive, é convidada para participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes. Durante três dias eles deixam todas as suas diferenças de lado e se unem para atravessar o país numa kombi amarela enferrujada para realizar o sonho da garotinha.

10° Bastardos Inglórios (2009)Quentin Tarantino

Bastardos Inglórios

Nos primeiros anos da ocupação alemã na França, Shosanna Dreyfus testemunha a execução da sua família pelas mãos do coronel nazista Hans Landa. Shosanna consegue escapar e foge para Paris, onde muda de nome e assume a identidade de uma dona de um pequeno cinema. Em outro lugar da Europa, o tenente Aldo Raine organiza um grupo de soldados judeus americanos para colocar em prática uma vingança. Posteriormente começam a assombrar os alemães como os “Os Bastardos”, o grupo de Raine junta-se à atriz alemã e agente secreta Bridget Von Hammersmark em uma missão para eliminar os líderes do Terceiro Reich. E o destino junta todos no mesmo cinema, onde Shosanna tramou um plano de vingança próprio.

9° Edward - Mãos de Tesoura (1990)

Caroline Thompson e Tim Burton

Edward - Mãos de Tesoura


Peg Boggs é uma vendedora da Avon que acidentalmente descobre Edward, um jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha e que na verdade foi criado por um inventor (Vincent Price), que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos, mas ele dá vazão à sua solidão interior ao podar a vegetação em forma de figuras ou esculpir lindas imagens no gelo. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido e usado por outros.

8° De volta para o futuro (1985)Robert Zemeckis e Bob Gale

De volta para o futuro

Um jovem aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe, antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais.

7° Noivo neurótico, noiva nervosa (1977)
Woody Allen e Marshall Brickman

Noivo neurótico, noiva nervosa

Alvy Singer, um humorista judeu e divorciado que faz análise há quinze anos, acaba se apaixonando por Annie Hall, uma cantora em início de carreira com uma cabeça um pouco complicada. Em um curto espaço de tempo eles estão morando juntos, mas depois de um certo período crises conjugais começam a se fazer sentir entre os dois.

6° Forrest Gump - O contador de histórias (1994)Eric Roth

Forrest Gump - O contador de histórias

Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de rapaz com QI abaixo da média que, por obra do acaso, consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate.

5° O Show de Truman (1998)
Andrew Niccol

O Show de Truman

Truman Burbank é uma pessoa normal como todas as outras. Porém, faz nasceu em um reality show, ou seja, toda sua vida, amigos, família são roteirizadas e projetadas em função das reações dele, seus movimentos são monitorados 24 horas por dia e trasmitidos para todo o mundo.

4° Wall-e (2008)Andrew Stanton

Wall-e

Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.

3° Brilho eterno de uma mente sem lembranças (2004)Charlie Kaufman, Michel Gondry e Pierre Bismuth

Brilho eterno de uma mente sem lembranças

Joel e Clementine formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento entre ambos desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental. Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa para evitar perdê-la.


2° Tempos modernos (1936)
Charles Chaplin

Tempos modernos

Um operário de uma linha de montagem é levado à loucura por seu trabalho mecanizado. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não tem mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar.

1° A vida de Brian (1959)
Monty Python

A vida de Brian

O filme conta a história de um sujeito da Judéia que vive uma vida paralela a de Jesus Cristo e se alia a grupos contra o domínio romano. Ele finge ser um pregador para fugir da guarda romana, só que uma multidão de pessoas pensa que ele é o salvador da humanidade e seguem-no como um grande sábio, mas ele nunca teve a intenção de dar essa impressão e apenas deseja ver-se livre de toda aquela gente. Mas Brian é um predestinado, e acaba por viver cenas bíblicas e ter suas tolas palavras entendidas como profecias.

Pois é, somos apaixonados por bons roteiros, mas com certeza você deve ter lembrado de algum a mais, quais são seus protestos? Comente! Nós desenvolvemos mais ainda o assunto e montamos, cada um, seu próprio roteiro dentro de um podcast, se deu certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário